GABA NEUROTRANSMISSOR E O SONO: PARA QUE SERVE?
PARA QUE SERVE O GABA E QUAL O BENEFÍCIO PARA O SEU SONO?
Se você experimenta regularmente inquietação, sentimentos ansiosos ou dificuldade para dormir, é possível que você tenha uma deficiência de GABA.
Quando nos aprofundamos no Estudo da Medicina Integrativa ou Funcional vemos que podemos ter excedentes e deficiências em certos neurotransmissores. Isso nos faz ser quem somos.
Compreender que você tem deficiência em um pode fazer toda a diferença em viver uma vida mais feliz e saudável.
O GABA é tanto um produto químico produzido dentro do corpo como um suplemento que é feito para ingestão
Ao contrário da melatonina, que também é produzida no nosso corpo e temos como suplemento, o GABA NEUROTRANSMISSOR não é tão conhecido – nem recebeu a quantidade de atenção científica da melatonina.
Devido a importância do GABA no nosso corpo para o sono, o humor e a saúde – vale a pena gastar algum tempo aprendendo sobre isso.
De forma simplificada, o GABA é o neurotransmissor inibitório mais importante do corpo. O que significa que diminui a atividade das células neurais no cérebro e no sistema nervoso central, tendo o efeito de acalmar o cérebro e o corpo.
Ao inibir a atividade neural, o GABA facilita o sono, reduz o estresse físico e mental, reduz a ansiedade e cria uma sensação de calma.
Melhorando os níveis de GABA e seus benefícios
Aqui estão algumas maneiras de aumentar as taxas de absorção:
- Embora você não consiga comer alimentos que contenham GABA, certamente você pode comer alimentos que contenham glutamato e ácido glutâmico.
Estes são os precursores que seu corpo usa para fabricar o GABA.
- Alimentos com muito ácido glutâmico incluem carnes de animais alimentadas com capim, ovos de galinhas criadas soltas, produtos lácteos de vacas que consomem capim, peixes, algas, tomates e cogumelos.
- Alimentos fermentados como o kimchi e o Kefir também têm um impacto positivo nos níveis de GABA.
- O Exercício regular é bom para todos os neurotransmissores.
- Indivíduos com baixo nível de GABA devem realizar exercício de baixa intensidade, como caminhar leve respirando profundamente exalando o ar de vagar.
- Praticar yoga pode ser extremamente favorável para aumentar o nível de GABA.
O Baixo teor de Glutamina, zinco, vitamina B6, magnésio e taurina x Níveis de GABA
Bem esse é um assunto bem interessante da Medicina Funcional e Integrativa e, infelizmente poucos profissionais da saúde o dominam de forma adequada.
O aminoácido Glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo e é o precursor da produção de GABA.
A glutamina é primeiramente convertida em ácido glutâmico ou glutamato, o que é fundamental para uma boa atenção, energia cerebral, capacidade de aprendizagem e memória.
Isso é importante, mas precisamos de uma porcentagem uniforme do ácido glutâmico para ser convertido em GABA NEUROTRANSMISSOR ou corremos o risco de excitar nossas células neuronais.
O próximo passo na conversão do glutamato em GABA depende da forma ativada da vitamina B6 (piridoxal-5-fosfato ou simplesmente, P5P)
Além disso, o aminoácido taurina aumenta a comunicação e a produtividade do P5P e promove a produção de GABA.
Há estudos que mostraram que uma deficiência de taurina pode resultar em ansiedade.
É bem frequente eu fornecer Taurina nas formulações que passo para meus pacientes com insônia e baixa energia cerebral, visando, entre outras coisas aumentar os níveis de GABA.
O zinco aumenta a liberação de GABA trabalhando para ajudar a ativar o P5P.
Tanto a vit B6 quanto o zinco também são essenciais para a produção e utilização de outros neurotransmissores, como serotonina, dopamina, norepinefrina, epinefrina e histamina.
O magnésio é importante para ligar e ativar os receptores do GABA.
Sem magnésio adequado, somos incapazes de ativar efetivamente os receptores GABA e utilizá-lo.
Essa é uma das razões de muitos pacientes melhorar o sono com uso de Magnésio, mas como depende de outras etapas podem não funcionar para todos.
A deficiência de magnésio é extremamente comum
Mais de 80% das mulheres e 70% dos homens sofrendo com isso e, portanto, a suplementação para a maioria afetará dramaticamente a atividade do GABA.
Progesterona e GABA
Sei que esse é um assunto complexo, mas é importante considerar a função da progesterona e do GABA, particularmente se você estiver na idade da menopausa com ansiedade, depressão ou dificuldade com o sono.
Avaliar os hormônios sexuais e os níveis de neurotransmissores pode ajudá-lo a tomar decisões saudáveis, como a reposição hormonal bioidêntica e o uso de suplementos nutricionais.
Nesse caso, sem sombra de dúvidas a reposição com Implantes Hormonais Bioidênticos é o mais indicado,
pois ocorrerá menos flutuações hormonais, melhorando a ação desses neurotransmissores.
Leia mais sobre Implante Hormonais aqui https://drsandroaugusto.com/implantes-homonais-na-menopausa-e-outros-usos/
Teste de Ácidos Orgânicos para GABA. Quando Fazer?
Em alguns casos podemos realizar esse teste para descobrir algum problema nas vias metabólicas do GABA, como por exemplo a baixa quantidade de B6 ativa, necessária para converter o glutamato em GABA.
GABA e Saúde Intestinal qual a Conexão?
Nosso microbioma intestinal desempenha um papel importante na produção de GABA e ajuda a converter glutamina e ácido glutâmico em GABA.
Um microbioma não saudável é uma das principais causas da baixa produção de GABA.
A Disbiose leva ao LEAKY GUT ou SÍNDROME DA HIPERPERMEABILIDADE INTESTINAL (saiba mais aqui: https://drsandroaugusto.com/voce-sabe-o-que-e-a-sindrome-da-hiperpermeabilidade-intestinal/ ) que compromete a produção de GABA.
Quer saber qual a relação entre SONO e OBESIDADE… CLICK AQUI https://drsandroaugusto.com/insonia-como-a-insonia-interfere-no-seu-emagrecimento/
Quer ajuda em relação ao Controle da Ansiedade e a Melhora do seu sono? Tratando a Raiz do Problema e sem usar medicações que atuaram somente nos sintomas?
Marque uma consulta comigo que certamente poderei ajudá-lo(a) – clique aqui e Agende agora http://bit.ly/2IZDPYm