Menopausa: Reposição Hormonal melhora a Qualidade de vida.
Os melhores anos da sua vida podem começar novamente com a Terapia de Substituição Hormonal da Menopausa. De acordo com o endocrinologista, Dr. Sandro Augusto, esse tratamento quando indicado corretamente pode contribuir com a saúde e ao mesmo tempo resgatar a jovialidade, energia, bom humor e sexualidade da mulher. Hoje sabemos exatamente como minimizar os riscos e ampliar os benefícios usando medicações com potência até 20 vezes menores das que as mulheres usavam quando utilizavam métodos anticoncepcionais hormonais, diz o especialista.
A menopausa é o momento em que a mulher não produz mais óvulos, e por conseqüência, não vai mais menstruar. Isso faz com que os níveis de estrogênio se reduzam drasticamente no organismo. As queixas mais comuns são calores intensos – os famosos fogachos- irritabilidade , oscilação no humor, maior incidência de infecção urinária, insônia e maior acúmulo de gordura na região abdominal. Algumas mulheres também relatam dificuldades durante a relação sexual, devido ao ressecamento da vagina, completou o Dr. Sandro Augusto. Outro fenômeno causado nesta fase é que aumentam os riscos cardiovasculares, igualando as chances das mulheres terem infartos às dos homens, que normalmente são maiores.
A reposição hormonal não é indicada em casos muito específicos: câncer de mama, nos ovários e no endométrio, tromboembolismo agudo ou crônico, doenças do fígado e sangramentos uterinos sem diagnóstico. Meningioma , dermatomiosite, porfirias, púrpuras e mieloma múltiplo são condições onde a Terapia Substitutiva da Menopausa e desaconselhável, explica o especialista.
O Dr. Sandro Augusto também ressalta que os estudos mais atuais apontam que algumas doenças tem sua incidência reduzida com o uso adequando de hormônios na menopausa, entre elas o Câncer Colo-Intestinal, que é o segundo tipo de Câncer mais comum na mulher e o Câncer de Pulmão. Também percebe-se menor incidência de perda de memória e Doença de Alzheimer em mulheres que começam a reposição antes dos 60 anos, após esse período esse benefício não é percebido. A Osteoartrose também tem sua incidência reduzida, devido a redução da perda de cartilagens, da altura dos corpos vertebrais e do líquido sinovial, complementa o endocrinologista.
É muito importante que a mulher comece o mais cedo possível a Terapia de Substituição Hormonal da Menopausa pois estudos importantes como o HERS e o WHI evidenciaram que o atraso em começar o tratamento, bem como o uso de determinados tipos de hormônios, podem levar à Infartos, AVCs e Tromboses. Por outro lado, levantamentos atuais, como o estudo Early postmenopausal women with cardiovascular risk factors improve microvascular dysfunction after acute estradiol administration , nos mostrou que o tratamento começado cedo, podem prevenir tais doenças informou o Dr. Sandro Augusto.
Desta forma, se você tem apresentado esses sinais e sintomas procure rapidamente um médico especialista em Endocrinologia e Metabologia para que ele possa avaliá-la e decidir o que trará mais benefícios com menores riscos.
Estas informações tem caráter apenas informativo, embora todas foram retiradas de trabalhos científicos publicados em revistas médicas internacionais de alto prestígio, não substitui uma consulta com um profissional especializado.
