Quanto de Whey Protein devo ingerir no pós-treino imediato?
O enigma que envolve a nutrição no pós-treino não é somente sobre o que comer mais também, sobre o quanto comer. Você e eu sabemos que a proteína precisa ser uma prioridade após um treino, mas os estudos ainda são escassos sobre quanto de proteína é necessária para maximizar o crescimento muscular e a reparação.
Um estudo publicado recentemente avaliou o impacto de duas porções de proteína pós-treino diferente (20 gramas e 40 gramas, equivalentes a 10 g e 20 gramas de aminoácidos essenciais respectivamente). Também procurou determinar como quantidades variáveis de proteína após o treino influenciaram indivíduos com quantidades significativamente diferentes de massa corporal magra.
Vale ressaltar que o estudo avaliou Atletas Bem Treinados e que realizam treino de Corpo Inteiro durante 2 horas. O estudo demonstrou que durante esse treino a oferta de 40 gramas de Whey Protein titulado para picos de absorção diferentes levou a um incremento de massa magra em torno de 20% a mais que o grupo que consumia 20 gramas.
Quando se realiza o Treino de Corpo Inteiro temos mais músculo lesado e desta forma há um aporte superior destas proteínas do que quando se realiza treino setorial, que é o mais comum observado nas academias brasileiras por atletas amadores. Neste caso, o consumo deve se restringir a 20 gramas, pois existe uma refratariedade do músculo esquelético ao excesso de nutrientes (muscle-full).
Outra coisa que precisa ser muito bem avaliado, antes de iniciar um aumento da carga protéica é a função renal do atleta. Indivíduos com diabetes ou calculo renal não devem exceder os limites recomendados pelas diretrizes atuais de 1,2-1,7g/kg/dia.
Poortmans e Dellalieux, em um estudo publicado no Int. J. Sport Nutr. Exec. Metabol, mostrou que atletas bem treinados podem suportar até 2,8g/Kg/dia sem prejuízo funcional renal.
Muito bem, se você realiza treino setorial, ou seja, um dia treina uma parte do corpo, outro dia outra parte, procure não exceder as 20 gramas! Cuidado que nunca aquele medidor que vem dentro do pote de Whey Protein tem 20 gramas, sempre tem mais, então não consuma, pois seu músculo não irá absolver.
É importante sempre ter um profissional qualificado e atualizado para poder avaliar qual a melhor estratégia de suplementos para você, levando em consideração seus objetivos e suas condições metabólicas e hormonais.