Whey Protein x Caseína – Qual a melhor?
As duas proteínas possuem aminoácidos essenciais que são aqueles que nosso corpo é incapaz de sintetizar.
No entanto, o Whey Protein tem predominantemente aminoácidos ligados a síntese proteica(Leucina , isoleucina e Lisina). Já a caseína é rica em lisina, histidina e fenilalanina, conferindo a ela menos ação na síntese proteica, mas grande ação na prevenção da perda de massa muscular, nos mecanismos de saciedade e imunológicos.
Como já comentamos esta semana, o Whey Protein, em especial a forma Hidrolisada, tem um “time” de absorção ideal após a prática esportiva. Isso faz seu músculo crescer mais, entretanto pela absorção ser rápida, não ativa seu mecanismo de saciedade. Por outro lado, a absorção da Caseína se processa ao longo de 7 horas. O fato dessa absorção ser longa, ativa um mecanismo de saciedade desencadeado pelo que ocorre quando a Caseína na forma Miscelar entra em contato com o PH ácido do seu estomago. Desta forma, a caseína também pode transformar-se em uma refeição low carb ou de baixo índice glicêmico para quem quer perder massa gorda. Fica aí a dica.
De uma forma bem simplificada, sem levar em consideração situações individuais de cada um, e para esse Post não ficar muito difícil de entender, se o seu objetivo for ganho de massa muscular com perda de massa gorda ( Pois se você só quer ganhar massa magra- e tem acima de 25% de gordura corporal- e não quer perder massa gorda, você se transformará em um “Gordo Malhado”…) então não seria errado a ingestão de cerca de 20 gramas de Whey Protein Hidrolisado imediatamente após o treino e a caseína imediatamente antes de dormir.
– Epa! Antes de dormir porquê ?
– Dois motivos: Primeiro evitaria o catabolismo protéico. Segundo, além da minha formação em Nutrologia, sou Endocrinologista e sei muito bem que, tanto o Hormônio do Crescimento (GH) quanto a Testosterona elevam sua secreção durante a noite, de forma gradual, como gradual também será a absorção da caseína e BUUUMMMM…você tem um efeito anabolizante enquanto dorme.
Como resposta ao Post , as duas proteína são boas dependendo da finalidade.
Estas informações tem caráter apenas informativo, embora todas foram retiradas de trabalhos científicos publicados em revistas médicas internacionais de alto prestígio, não substitui uma consulta com um profissional especializado.
